LANÇAMENTOS LITERÁRIOS

CONFIRA OS AUTORES QUE ESTARÃO NA II EDIÇÃO DA FLIBO
FEIRA LITERÁRIA DE BOQUEIRÃO
24 a 27 de março de 2011

::Os Lançamentos Literários e Batepapo com autores acontecem sempre
à partir das 16h30::

-----------------------------------------------------------------------------


LIVRO: CIÇO DE LUZIA (LATUS)
GÊNERO: ROMANCE
AUTOR: EFIGÊNIO MOURA
DATA LANÇAMENTO NA FLIBO: 25/03

O livro lançado pela editora Latus, da Eduepb, intitulado Ciço de Luzia, segundo trabalho literário do Monteirense, radialista, profissional de marketing e escritor, Efigênio Moura, neto de Efigênio Teixeira Moura, poeta alagoano, de quem o mesmo herdou o gosto pela escrita.

O livro conta a estória da paixão de Ciço Romão por Luzia, numa ficção que se passa nos anos 70, ambientada no Cariri paraibano, especificamente em Monteiro, Zabelê e Camalau. Os diálogos são quase todos no ‘matutês’, reproduzindo uma característica de alguns nativos do Cariri e Sertão paraibano.


“Acho que temos que escrever aquilo que sentimos, e eu sinto alegria em escrever. Meus personagens são alegres, como alegre é Ciço, na sua aventura para conseguir o amor de Luzia. A estória acontece em 36 contos rápidos, como rápidos são os momentos felizes que passamos junto da pessoa amada. Por décadas que sejam, sempre serão rápidos”, relatou Efigênio.

:: 
LIVRO: OS SEGREDOS DO SÓTÃO (META)
GÊNERO: INFANTIL
AUTORA: MABEL AMORIM
DATA LANÇAMENTO NA FLIBO: 26/03

Paulinho costumava passar as férias escolares no sítio dos avós. Sempre foi muito divertido, mas depois que eles sofreram um acidente, muita coisa mudou por ali. Nunca lhe deram muitas explicações até que um dia, Paulinho resolve aventurar-se no sótão de uma casa abandonada. Em meio à poeira e coisas velhas, ele descobre segredos que vão contar uma nova história e provocar mudanças na vida de todos.

Mabel Amorim radicou-se em Campina Grande em 1991, onde estudou Direito na Universidade Estadual da Paraíba. No curso sempre se destacou pela leitura e pela oratória, participando sempre de concursos de poesia e antologias.

Em 2008 lançou seu primeiro livro pela Scortecci Editora: “A Última Chance” que conta a história de uma mulher que ao conhecer um jovem numa tragédia traz a desgraça à sua família, num romance repleto de amor e ódio.

::

LIVRO: ORIENTE OCIDENTE ATRAVÉS (IDEIA)
GÊNERO: PROSA
AUTOR: FÁBIO VIEIRA
DATA LANÇAMENTO NA FLIBO: 26/03

Fábio Vieira nasceu em João Pessoa (PB), em 1971. Foi ator, clarinetista e arte-educador. Trabalhou no Centro de Cultura e Artes Federico García Lorca, RJ.

Atuou como professor de literatura brasileira. Publicou ensaios em antologias e revistas literárias. Oriente ocidente através: a melofanologopaica poesia de Paulo Leminski (Ideia, 2010) é o resultado de sua dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, e orientada pelo professor Amador Ribeiro Neto, em 2007. Atualmente é doutorando em Literatura e Cultura.

::
LIVRO: LUZES DE LABIRINTO (CBJE)
GÊNERO: POESIA
AUTORA: CYELLE CARMEM
DATA LANÇAMENTO NA FLIBO: 26/03

Cyelle Carmem nasceu em João Pessoa-PB em 1978, formou-se em Letras em 2003 e concluiu o mestrado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, em 2006. Teve sua opinião publicada por Carlos Aranha no Jornal Correio da Paraíba de 16 de março de 2010 sobre a Reforma Ortográfica. Em 2009 participou da organização da I Festa da Poesia d'O Sebo Cultural. Em 2010, publicou seu primeiro livro de poemas "Luzes de Labirinto" pela editora CBJE; foi selecionada para os volumes 62 e 74 da “Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos”, para o “Panorama Literário Brasileiro 2010 - Poesia” da mesma editora e participa da Antologia “Belezas da Paraíba” de 2011. Publica no Recanto das Letras e seu blog é http://www.cyellec.blogspot.com/.

::

LIVRO: SER CLARA (PEDRO & JOÃO EDITORES)
GÊNERO: ROMANCE
AUTORA: JANAINA RICO
DATA LANÇAMENTO NA FLIBO: 25/03

Janaina Rico é romancista, cronista, roteirista, palestrante e entrevistadora. Autora dos livros "Ser Clara" (esgotada a primeira edição), "O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar" (no prelo) e Apimentando (no prelo), dos roteiros teatrais "Todas as Piadas de Nossas Vidas" e "O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar" e colunista dos sites "Mundo Mulher" e "Guia de Mulher", editora da revista eletrônica "Mulheres de Opinião". Nasceu em Brasília (DF), formou-se em Direito e foi servidora pública, mas não exerce a carreira jurídica e pediu exoneração da função pública para se dedicar exclusivamente à literatura. Conheça um pouco mais da escritora no site: http://www.janainarico.com.br/.

::

LIVROS: ODE AOS HOMENS E ODE AOS DEUSES (EDIÇÃO DO AUTOR)
GÊNERO: POESIA
AUTOR: JOEDSON ADRIANO
DATA LANÇAMENTO NA FLIBO: 27/03

Joedson Adriano da Silva Santos é paraibano de Bayeux, nascido em 1983, reside atualmente em João Pessoa. Policial Militar desde 2002, é poeta e publicou em edições independentes os livros ODE AOS DEUSES (2009) e ODE AOS HOMENS (2010).
Publicou poesia nas revistas eletrônicas GERMINA LITERATURA e VERBO21, nos sites JORNAL DE POESIA, ANTONIO MIRANADA e BLOCOS ONLINE, e no Caderno B do JORNAL CONTRAPONTO de João Pessoa.
Edita os blogs:
http://odeaosdeuses.blogspot.com/ e

::
LIVROS: AMORA E PLUMAGEM (LATUS)
GÊNERO: POESIA
AMORA – A primeira edição de Amora, primeiro livro de poemas de Fidélia Cassandra, foi lançada em julho de 2002, através da Editora Manufatura, de João Pessoa - PB.
AUTOR: FIDÉLIA CASSANDRA
DATA LANÇAMENTO NA FLIBO: 26/03

Agora, em 2011, através da Editora da UEPB-Universidade Estadual da Paraíba, AMORA ganhou sua segunda edição. O livro tem 141 páginas. Prefácio de Eli Brandão, professor do Curso de Letras e do Mestrado de Literatura da UEPB e apresentação do poeta, crítico literário e professor da UFPB, campus I, Hildeberto Barbosa Filho. Há ainda nessa edição o posfácio assinado pelo professor da UEPB Antonio Guedes Rangel Júnior.
AMORA está dividido em quatro partes: “Além das Cercas (Aroma)”, “Drops”, onde podem ser encontrados poemas curtos e dísticos que, geralmente, recheados de humor. “Poéticas”, 12 poemas acerca da poesia e, por fim, “Canções” onde estão presentes algumas das canções compostas pela autora e/ou em parceria com alguns músicos com os quais dividiu sua poesia.
AMORA fala de amor, morte, dissabores. De forma bem própria, Fidélia Cassandra descreve tudo que está em seu redor e dentro dela. As cores e o vocabulário onde pedras, frutas, flores têm uma presença constante, além de um sensualismo sutil fazem parte da sua tessitura.

PLUMAGEM – Segundo livro da poeta, cantora e compositora campinense Fidélia Cassandra foi publicado, em novembro de 2008, pela editora da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande e, posteriormente, ainda no mesmo ano, teve uma segunda tiragem em parceria com a Gráfica Universitária da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba.
A apresentação de AMORA ficou a cargo do poeta, escritor e jornalista Astier Basílio. Nesse segundo momento, Fidélia Cassandra apresenta uma poesia mais madura. A presença contínua das coisas simples do cotidiano, a leveza no dizer fazem de PLUMAGEM uma leitura fácil, alegre. Em Plumagem, Fidélia Cassandra não tem grandes pretensões, apenas quer dizer com rapidez coisas que muitas vezes nos escapam, mas estão bem perto de nossos olhos. O livro tem 141 páginas de uma poesia simples e volátil.

FIDÉLIA CASSANDRA – é poeta, cantora, compositora, jornalista e professora. Nasceu em Campina Grande, em 19 de junho de 1962. Cursou Letras na UFPB, atual UFCG – Universidade Federal de Campina Grande e Jornalismo na UEPB – Universidade Estadual da Paraíba.

AMORA e PLUMAGEM são seus dois primeiros títulos na poesia e, agora, prepara-se para estrear na prosa com o inédito Cartas de Penélope.

::

LIVROS: AS ANDANÇAS DO VELHO AMADEU
GÊNERO: CONTOS
AUTOR: JANDUÍ MACEDO
 
DATA LANÇAMENTO NA FLIBO: 26/03

Janduí Silva Macedo é escritora romancista, artesã e agente conviver da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Formou-se no colégio Iceia (Instituto Central de Educação Isaías Alves Geral). Escreve livros de ficção infantil, infanto-juvenil, adulto, criação de personagens para estória em série, lançou os seguintes livros: “Um dia, o riso..., o outro, a dor”, “Sete Dias de Cão, a cada dia uma lição”, “As Andanças do Velho Amadeu”, "A Verdadeira Estória do Sol e da Lua”, “Os Iluminados”, “Anelca em Prosa e Verso volume I e II”, Pontes dos Sonhos, (Do Brasil Para Frankfurt) entre outros. Todos os livros lançados foram divulgados no jornal Estado de Minas Gerais, de maior circulação no estado.


Como vida de escritor não termina no livro, Janduí é pioneira, no seu estado, do projeto “O escritor na Escola”. O programa incentiva a leitura e escrita dentro da rede educacional de ensino. É confreira da Cappaz (Confraria Artistas e Poetas pela Paz) e membro do Poetas Del Mundo.
É autora dos seguintes livros: “Um dia, o riso..., o outro, a dor”, “Sete Dias de Cão, a cada dia uma lição”, “As Andanças do Velho Amadeu”, "A Verdadeira Estória do Sol e da Lua”, “Os Iluminados”, “Anelca em Prosa e Verso volume I e II”, Pontes dos Sonhos, (Do Brasil Para Frankfurt) entre outros.

::